quarta-feira, 15 de outubro de 2008

...

Depois de ler este post sobre salários mínimos, depois de sair do meu país e ter um salário como recepcionista quase o dobro do que quando trabalhava como ergonomista/técnica de higiene, segurança e saúde no trabalho em Portugal, depois de saber que em Portugal perdes algumas regalias em termos fiscais quando estás casado em relação ao que tinhas quando eras solteiro, depois de ver imensos casais jovens alemães, holandeses e finlandeses, já com 2 e três filhos, depois da Martina me ter dito que na Alemanha as mães recebem quase 5000 € de ajuda do estado quando têm o primeiro filho, e que a ajuda se mantém até aos 18 anos ou até deixar a escola de pelo menos cento e pico euros por mês, pergunto-me:
  • Porque se queixa Portugal da baixa taxa de natalidade;
  • Porque se queixa Portugal do baixo número de casamentos;
  • Porque se queixa Portugal dos recém-licenciados irem procurar trabalho lá fora (inclusivé fora das suas áreas);
  • Porque acham que só saímos da casa dos nossos pais aos 30, casamos aos 35 e quase só temos filhos aos 40?

Não sei, falo por mim. São só pensamentos que tenho cá dentro de vez em quando...

2 comentários:

Raquel A. disse...

Acredita que é frustrante.. principalmente pra quem tá a tentar construir uma vida a dois. Às vezes também me pergunto o que ainda estou aqui a fazer.

*BJS*

_+*Ælitis*+_ disse...

Essa historia de salario minimo ficou ainda pior com o euro... antes era quase "incomparavel"... hoje é impossivel não fazer deduções rapidas das diferenças dentro da UE...

Beijo meu ♥,

A Elite